A NOVA FERRAMENTA TECNOLOGICA QUE PROMETE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO
Rosemary Costa Martinelisda Silva, RU 1548172 Polo PAP-São Luis/Ma Data 27/08/2017
![Resultado de imagem para FOTO CRIANÇA AUTISTA USANDO IPAD](https://abraceesperanca.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Aplicativop-Autismo.jpg)
Fonte: Criança com autismo usa ipad (ANB info)
A nova ferramenta tecnológica que promete revolucionar a educação e facilitar o aprendizado dos alunos autista na escola inclusiva é o ipad, que foi lançado em abril de 2010 e desde dezembro está disponível oficialmente no Brasil. O iPad promete revolucionar a maneira como o conteúdo digital é acessado por seus usuários. Ostentando o visual de um “iPhone gigante”, com sua tela de touch-screen, o iPad trabalha como um computador portátil que pode ser utilizado com os aplicativos firstthen visual e iconverse o que torna possível redigir textos e ser utilizado como uma tecnologia assistiva em consonância com os conteúdos estudados em sala de aula, apoiando a prática educativa e ajudando o aluno no desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e comunicação. Essa ferramenta promete também, possibilitar ao aluno criar novas portas para a comunicação, expressar aquilo que deseja, elaborar frases e criar as suas próprias formas de comunicação.
Em algumas escolas inclusivas no Brasil em especial as da rede particular, tem fornecido ipads aos alunos, como ferramenta escolar, para que os alunos possam apreender melhor os conteúdos das diversas disciplinas da Base Nacional e da parte diversificada. Em algumas capitais do nosso país já existem professores que utilizam essa ferramenta em sala de aula para auxiliar no aprendizado dos alunos portadores de autismo. A exemplo, podemos citar a escola inclusiva de ensino fundamental São Vicente de Pádua na grande São Paulo, onde os professores de língua português utilizam o ipad com alunos portadores de autismo na faixa etária de 10 a 13 anos para as produções escritas, através do programa bloco de notas, em que se registra a escrita diária, um estilo de caderno/diário, em que são relatados diariamente aquilo que acontece fora da escola e as produções textuais na qual os textos são reescritos. Segundo a Professora Carmem Silva da escola de Ensino Fundamental São Vicente de Pádua “com o uso do Ipad, além da escrita ser mais legível, escrever se torna mais prazerosa, divertida e satisfatório para a criança com deficiência”. Para alguns educadores, como acontece com qualquer tecnologia, existem as vantagens e as desvantagens. Para o Professor de Matemática do Ensino fundamental Afonso Diniz “Existe muita pouca evidência de que as crianças aprendam mais, mais[ ... ] ipad são ferramentas maravilhosas para envolver crianças, mas a novidade desgasta, e fica-se com as mesmas questões sobre o ensino e o aprendiz”. Uma outra vantagem do uso do iPad como uma ferramenta de educação, é a possibilidade de que os próprios pais possam estar com seus filhos e também praticando habilidades que antes eram somente trabalhadas por terapeutas e professores.
Para muitos especialistas a exposição da criança ao uso dos ipads afeta negativamente o funcionamento do cérebro e causa déficit de atenção, atrasos cognitivos, aprendizagem deficiente, superficiais, aumento da impulsividade e diminuição da capacidade de auto regular. As desvantagens são mínimas em relação as inúmeras vantagens que essa nova ferramenta tecnológica traz para o desenvolvimento de alunos de escolas inclusivas em especial aos que são portadores de autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário