segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Tecnologia e Atividade física - Curso: Educação Física Bacharelado Bruno Melo RU - 1811108

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHAREELADO)
ALUNO: BRUNO ALFRED SERRA DE MELO
RU: 1811108
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO DAS DISCIPLINAS DE ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS E ESPORTES DE RENDIMENTO – ESPORTES INDIVIDUAIS


TEMA: TECNOLOGIA E ATIVIDADE FÍSICA
                          
    



Desde os primórdios, o homem para manter sua sobrevivência, tinha que caçar para se alimentar e fugir para não se tornar alimento de outros animais. Com o passar dos anos, seu organismo foi se adaptando, conseguindo músculos e ossos mais resistentes além de um sistema cardíaco e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia foi lhe ofereceu e vem oferecendo até hoje todo o conforto como supermercados onde se encontra o alimento pronto, e não gasta nem a metade de energia que se gastava antigamente. Hoje a maioria das pessoas não se preocupa com a prática de exercícios físicos se tornando cada vez mais sedentárias.

A tecnologia em alguns casos pode se tornar vilã, pois nos deparamos com as pessoas horas e horas sentadas em frente a um computador, ou deitadas na frente da televisão com vários controles remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inatividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre ativo, foi enfraquecendo, porque ele não precisava mais de seus músculos para correr, de seu coração para bombear grandes quantidades de sangue, de suas articulações para amortecer grandes impactos.

 A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas (Neto, 2003).

Segundo orienta Castiglia (2004), para envelhecermos sem desenvolver doenças associadas a esse processo, temos que desde cedo nos preocuparmos com os seguintes itens:
·         Hábitos alimentares: fazer refeições saudáveis com o auxilio de um nutricionista;
·         Espiritualidade/solidariedade: buscar a fé independente de religião e ser solidário;
·         Objetivos e metas de vida (buscar um significado para a sua vida): faça planos e tenha sonhos atingíveis;
·         Exercícios físicos: procure atividades que lhe deem prazer, e que sejam de fácil acesso, procure orientação com um profissional de educação física e dê inicio a um programa de atividades físicas em uma intensidade moderada e sistemática.
Atualmente, independente da atividade que o indivíduo pratique, este, possui um grande arsenal tecnológico a seu favor ajudando em seu desempenho, mostrando até aonde pode chegar e até no tratamento de algumas lesões que levariam muito tempo de cura, mas com a estrutura tecnológica correta podem durar apenas algumas semanas. Em esportes coletivos, por exemplo, tal aparato tecnológico é capaz de capturar imagens dos treinos e jogos, para que a equipe técnica possa criar melhores estratégias de jogo além de ajudar a equipe de arbitragem. Na Alemanha foi criado um software que é capaz de fazer uma comparação de resultados dos atletas, que foram obtidos através de testes, com os "níveis ideais," que são os níveis em que o atleta pode render mais (LOPES, 2011).
E conforme o tempo passa, a tecnologia como um todo vem avançando, se aperfeiçoando e criando novas formas e práticas de uso. Atualmente existem diversos aplicativos e softwares que podem ser utilizados em smartphones, tablets e computadores que auxiliam na prática de atividade física como musculação, corrida, controle de peso e muitos outros.

Na atual sociedade em que vivemos tornar-se ativo pode ser uma tarefa  difícil, porém não de todo impossível. Existem diversas alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão, a exemplo temos alguns aplicativos para smatphones como citado anteriormente, porém passam desapercebidos. O importante é escolhermos qual prática se adapta melhor ao nosso estilo de vida e começar a nos cuidar, porque só dessa forma teremos uma vida saudável.

A saúde não está nos remédios, sejam fitoterápicos ou sintéticos e não está em procedimentos médicos. Está em adotar hábitos saudáveis de vida, um estilo de vida saudável e coerente com a fisiologia de nosso organismo.








REFERÊNCIAS

Tecnologias Esportivas Auxiliando no Esporte, LD Schattenberg - REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 2013

As regras do futebol e o uso de tecnologias de monitoramento, JV de MORAIS, TV Barreto - Estudos de Sociologia, 2008

Castilha, A.C. (2004). A Importância da Atividade Física Regular para o envelhecimento 

Saudável . Disponível em www.sesc.com.br, acessado em 17/06/04.


Tecnologias Esportivas Auxiliando no Esporte, LD Schattenberg - REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 2013








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CLOSED CAPTION AUXILIANDO NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Por WELLINGTON MOREIRA PEREIRA – RU 1741455 Polo SÃO LUÍS-MA Em 15/09/2017 ...