quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Inclusão tecnológica nas escolas para crianças com síndrome de down.


INCLUSÃO NAS ESCOLAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Por Joyce Kelly Campos Santos Furtado, RU 1831716
Polo – PAP São Luís / MA
Data 10/09/2017

 












A tecnologia está cada vez mais nas escolas, especialmente quando se fala de inclusão para crianças especiais.
Foi visto que a tecnologia tem tido um grande avanço na educação dessas crianças com síndrome de down, pois todas elas possuem déficit de atenção. Assim tem dificuldade de concentração.
Muitas pessoas pensam que síndrome de down é doença. Mas é somente uma alteração genética dos cromossomos 21, por isso essas crianças possuem características marcantes em sua face, mãos e pés.

Escolas públicas e particulares, governos municipais, estaduais e federal, devem unir-se para abraçar essa causa. Não somente para crianças com síndrome de down, mas para todos os tipos de deficiências e dificuldades que nossas crianças e jovens possuem para alfabetizar-se na primeira fase da educação infantil, letramento e alfabetização. Tecnologia na didática dessas crianças, na estrutura das escolas na acessibilidade de todos e capacitando profissionais das escolas. Não somente professores, mas profissionais da limpeza, monitores e todos que fazem parte do corpo de profissionais da escola.
Existe hoje em dia aplicativos para tablets, que escolas utilizam como ferramenta pedagógica em suas aulas interativas, para crianças adquirirem conhecimento na alfabetização, conhecendo letras, números, métodos de trabalhar a coordenação motora. Facilita o aprendizado da criança, sem pautar que chama a atenção dos pequenos durante o aprendizado, facilitando assim também o profissional em educação. Pois crianças com síndrome de down assimilam com muita facilidade dando resultados positivos, contudo é possível que elas precisem de ajuda e apoio adicionais. Trabalhar em grupo com essas crianças para conseguir por em  prática a declaração Salamanca (pag 5) que diz: “O principio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.”




Existe uma escola CRIANÇA SONHANDO E APRENDENDO, que em uma de suas turmas do ensino infantil tem duas crianças com síndrome de douwn. A professora Marta do Infantil I, em uma de suas aulas interativas, após a aula em sala de aula, foi aos tablets para acessar o aplicativo PLAY KIDS. Que ira ajudar no ensino das vogais e alfabeto, numerais, coordenação motora entre outros. Assim a professora conseguiu fazer com que as duas crianças ficassem concentradas em sua aula os incluindo juntos com os coleguinhas de classe. Esse aplicativo está disponível para todos os aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores.










“Inclusão é perceber que todos somos diferentes e é muito mais que respeito ás diferenças é uma questão de cidadania, é buscar um mundo social inspirado na diversidade...” O ato de incluir é o professor, a escola rever práticas, conteúdos e material especifico para que o aluno SD possa ter condições de participar da aula “dentro de suas limitações e potencialidades”.


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