INCLUSÃO NAS ESCOLAS PARA
CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Por Joyce Kelly Campos Santos Furtado, RU 1831716
Polo – PAP São Luís / MA
Data 10/09/2017
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A
tecnologia está cada vez mais nas escolas, especialmente quando se fala de
inclusão para crianças especiais.
Foi
visto que a tecnologia tem tido um grande avanço na educação dessas crianças
com síndrome de down, pois todas elas possuem déficit de atenção. Assim tem
dificuldade de concentração.
Muitas
pessoas pensam que síndrome de down é doença. Mas é somente uma alteração
genética dos cromossomos 21, por isso essas crianças possuem características
marcantes em sua face, mãos e pés.
Escolas públicas e
particulares, governos municipais, estaduais e federal, devem unir-se para
abraçar essa causa. Não somente para crianças com síndrome de down, mas para
todos os tipos de deficiências e dificuldades que nossas crianças e jovens
possuem para alfabetizar-se na primeira fase da educação infantil, letramento e
alfabetização. Tecnologia na didática dessas crianças, na estrutura das escolas
na acessibilidade de todos e capacitando profissionais das escolas. Não somente
professores, mas profissionais da limpeza, monitores e todos que fazem parte do
corpo de profissionais da escola.
Existe hoje em dia
aplicativos para tablets, que escolas utilizam como ferramenta pedagógica em
suas aulas interativas, para crianças adquirirem conhecimento na alfabetização,
conhecendo letras, números, métodos de trabalhar a coordenação motora. Facilita
o aprendizado da criança, sem pautar que chama a atenção dos pequenos durante o
aprendizado, facilitando assim também o profissional em educação. Pois crianças
com síndrome de down assimilam com muita facilidade dando resultados positivos,
contudo é possível que elas precisem de ajuda e apoio adicionais. Trabalhar em
grupo com essas crianças para conseguir por em
prática a declaração Salamanca (pag 5) que diz: “O principio fundamental
da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre
que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que
elas possam ter.”
Existe
uma escola CRIANÇA SONHANDO E APRENDENDO, que em uma de suas turmas do ensino
infantil tem duas crianças com síndrome de douwn. A professora Marta do
Infantil I, em uma de suas aulas interativas, após a aula em sala de aula, foi
aos tablets para acessar o aplicativo PLAY KIDS. Que ira ajudar no ensino das
vogais e alfabeto, numerais, coordenação motora entre outros. Assim a
professora conseguiu fazer com que as duas crianças ficassem concentradas em
sua aula os incluindo juntos com os coleguinhas de classe. Esse aplicativo está
disponível para todos os aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e
computadores.
“Inclusão é perceber que todos somos
diferentes e é muito mais que respeito ás diferenças é uma questão de
cidadania, é buscar um mundo social inspirado na diversidade...” O ato de
incluir é o professor, a escola rever práticas, conteúdos e material especifico
para que o aluno SD possa ter condições de participar da aula “dentro de suas
limitações e potencialidades”.
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