UMA AUDIÇÃO E INCLUSÃO NA
EDUCAÇÃO DE SURDOS.
Por: Jorge da Costa Gomes RU 1325580
Polo: São Luís - MA
Data: 14/09/2017
|
Fonte:
prodeaf.net
Já no início das aulas
no período de 2017, identificou-se no ato das matrículas que a Escola Recanto
do Aprender, teria o privilégio de receber alunos como deficiência auditiva
assim como um intérprete de libras que auxiliara, deu-se partida a uma busca por
um ferramenta que desse aos novos alunos e aos que não apresentasse tais
deficiências e nenhuma outra, uma forma de interação entre todos, pois segundo
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação as escolas devem ter tal prepara para
receber alunos como deficiências.
Sendo assim no principio
das aulas o professor Henrique Martins Gomes da matéria de português do 6º ano,
dos anos finais do ensino fundamenta, apresenta aos alunos com faixa etária
entre 11 a 13 anos, o aplicativo ProDeaf Tradutor para uma aula de produção de texto propiciando aos
alunos uma relação e apresenta um pouco de como é o mundo dos surdos, afim
também de obter entre os discentes a aquisição do conhecimento que ali será
proposto.
A proposta e que todos os
alunos montem grupos, depois que o docente apresente o que é um texto e sua
estrutura. Estes alunos ou cada um do grupo ira baixar o aplicativo (app)
ProDeaf Tradutor que traduz frase e palavras
da Língua Portuguesa para a
língua Brasileira de sinais (Libras) e vice-versa. Como o aplicativo baixado
faz-se o preparo dos alunos de como devem manusear esta ferramenta.
Os alunos que ali estavam iram produzir uma
texto literário em grupo, seguindo as propostas já apresentadas como tempo,
espaço, personagens etc. objetivando o uso do app, cada um, como não tem tal
domínio da linguagem portuguesa e nem de libras totalmente iram interagir para
escrever o texto por meio deste aplicativo.
Na contemporaneidade o
uso da tecnologia é de tal importância, pois proporciona a todos, forma de
interação e inclusão como no caso citado acima, vimos que tecnologia e inclusão
podem andar juntas erradicando a exclusão e a desigualdade, pois não são
padrões criados pela sociedade separatistas entre quem é perfeito e quem não é
que iram ditar dentro das escolas como se produzir uma sociedade.
A escola lar de todos
tem não somente a função de ensinar determinados conteúdos mais de tornar um
mundo igual não na forma de pensar mais na forma de agir ajudando e incluindo
todos em uma sociedade global.
Refletir sobre tecnologia
e inclusão de muitos é uma tarefa difícil que exige preparo dos educadores,
porque indivíduos que apresentam deficiências motoras, intelectuais dentre
outras não são impedidos de realizar determinadas tarefas mais é clara que
necessitam de ferramentas que somente a tecnologia pode proporcionar.
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