sexta-feira, 15 de setembro de 2017

UMA AUDIÇÃO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS.
Por: Jorge da Costa Gomes RU 1325580
Polo: São Luís - MA
Data: 14/09/2017

 
Fonte: prodeaf.net
Já no início das aulas no período de 2017, identificou-se no ato das matrículas que a Escola Recanto do Aprender, teria o privilégio de receber alunos como deficiência auditiva assim como um intérprete de libras que auxiliara, deu-se partida a uma busca por um ferramenta que desse aos novos alunos e aos que não apresentasse tais deficiências e nenhuma outra, uma forma de interação entre todos, pois segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação as escolas devem ter tal prepara para receber alunos como deficiências.
Sendo assim no principio das aulas o professor Henrique Martins Gomes da matéria de português do 6º ano, dos anos finais do ensino fundamenta, apresenta aos alunos com faixa etária entre 11 a 13 anos, o aplicativo ProDeaf Tradutor para uma  aula de produção de texto propiciando aos alunos uma relação e apresenta um pouco de como é o mundo dos surdos, afim também de obter entre os discentes a aquisição do conhecimento que ali será proposto.
A proposta e que todos os alunos montem grupos, depois que o docente apresente o que é um texto e sua estrutura. Estes alunos ou cada um do grupo ira baixar o aplicativo (app) ProDeaf Tradutor que traduz frase e palavras  da Língua Portuguesa  para a língua Brasileira de sinais (Libras) e vice-versa. Como o aplicativo baixado faz-se o preparo dos alunos de como devem manusear esta ferramenta.
 Os alunos que ali estavam iram produzir uma texto literário em grupo, seguindo as propostas já apresentadas como tempo, espaço, personagens etc. objetivando o uso do app, cada um, como não tem tal domínio da linguagem portuguesa e nem de libras totalmente iram interagir para escrever o texto por meio deste aplicativo.

Na contemporaneidade o uso da tecnologia é de tal importância, pois proporciona a todos, forma de interação e inclusão como no caso citado acima, vimos que tecnologia e inclusão podem andar juntas erradicando a exclusão e a desigualdade, pois não são padrões criados pela sociedade separatistas entre quem é perfeito e quem não é que iram ditar dentro das escolas como se produzir uma sociedade.
A escola lar de todos tem não somente a função de ensinar determinados conteúdos mais de tornar um mundo igual não na forma de pensar mais na forma de agir ajudando e incluindo todos em uma sociedade global.
Refletir sobre tecnologia e inclusão de muitos é uma tarefa difícil que exige preparo dos educadores, porque indivíduos que apresentam deficiências motoras, intelectuais dentre outras não são impedidos de realizar determinadas tarefas mais é clara que necessitam de ferramentas que somente a tecnologia pode proporcionar.


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