terça-feira, 12 de setembro de 2017

O USO DO ProDeaf, COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA ESCOLA


 

O USO DO ProDeaf, COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA ESCOLA

Por (Maria Jeane Aguiar Rodrigues, RU 979445)

Polo – São Luís - MA

Data (07/09/2017)

 


 
 

 


 

 

 

 

 

 

 


A escola Centro Educacional Raio de Luz, localizada no bairro da Cidade Operária em São Luís(MA). Fundada no ano de 2010. Conhecida pelas diferentes e inovadoras dinâmicas, aplicadas em sala de aula, os quais apresentavam resultados eficazes para o desenvolvimento educacional de seus alunos.

No ano de 2017, recebeu 3 (três) alunos de 7º Ano, com a faixa etária de 11 anos de idade, dois deles surdos e um deficiente auditivo, os mesmos foram colocados em salas separadas dos demais alunos, no entanto em menos de dois meses o setor pedagógico da escola percebeu que suas técnicas de ensino, não estavam sendo absorvidas pelos novos alunos, (surdos e deficiente auditivo), e foi constatado alguns problemas, tais como: falta de desenvolvimento, intelectual e social (interação) com os professores, isolamento nos horários de intervalo, com respeito aos demais alunos.

O referido setor pedagógico apresentou um relatório, com as constatações à direção geral da escola, que decidiu mudar suas técnicas de ensino em relação aos novos alunos. A partir de então colocando todos os alunos (surdos e deficientes auditivos) juntos aos demais, sem nenhum tipo de exclusão. Foram contratados novos profissionais com experiência nas deficiências dos alunos e capacitação/qualificação do seu quadro docente e demais funcionários, iniciou-se também a implementação do aplicativo denominado “ProDeaf” o qual tem a função de traduzir a fala (em português) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que funciona da seguinte forma: “O usuário pode inserir palavras ou pequenas frases em texto ou pelo dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizar automaticamente a tradução para Libras. É muito bom porque facilita o aprendizado de Libras, amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e não surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais amplo”. Encontra-se disponível nas plataformas: Anndroid, iOS e Windows Phone 8, podendo ser baixado diretamente pelas lojas de seus celulares ou tabletes, como também pelo site: www.prodeaf.net/.

Após o início dos trabalhos especialmente com o aplicativo, percebeu-se um desenvolvimento, bem mais rápido pelos alunos surdos e deficientes auditivos, como também pelos demais alunos da escola, que se mostraram muito interessados no uso da nova ferramenta, bem como no aprendizado da nova linguagem, (Libras), não obstante, houve também a necessidade de disciplina quanto ao uso do aplicativo, pois os alunos começaram a não mais utilizar a linguagem verbal e tão somente a linguagem de Libras, através do aplicativo, contudo após longas conversas dos professores com os alunos, obteve-se sucesso e disciplina com uso desse aplicativo.  

Percebeu-se que a tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade, desde que usada de forma correta e com disciplina, pois a exemplo do aplicativo utilizado, pode-se utilizar novas tecnologias para outros tipos de deficiência, o que nos tornariam pessoas melhores, capazes de erradicar com a exclusão dos deficientes de um modo em geral.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CLOSED CAPTION AUXILIANDO NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Por WELLINGTON MOREIRA PEREIRA – RU 1741455 Polo SÃO LUÍS-MA Em 15/09/2017 ...