Maria Amélia Moura Dos Santos
RU 1752269 Polo PAP São Luís MA
Data 06/09/2017
Fonte: abraceesperanca.com.br
O tablete é uma ferramenta onde as operações
são realizadas utilizando o toque dos dedos na tela ,possuem um sistema touch que
permite acesso rápido, imediatamente surge algum movimento o que faz o aluno
permanecer atento e envolvido com o objeto ajudando no desenvolvimento da
escrita ,leitura, e comunicação e a
facilitação do poder de concentração .Visto que o autismo é um distúrbio
neurológico que afeta o modo como as
pessoas se comunicam, as crianças autista processam de forma fácil a informações visuais do que
informações auditiva. Essa ferramenta é uma das tecnologias mais recentes que
surge para melhorar a comunicação dos autistas, através do aplicativo livox
disponível em tablete com sistema android disponibilizando um teclado virtual
inteligente que facilita a alfabetização
na língua portuguesa e matemática .Esse aplicativo é usado na tecnologia
assistiva utilizada como instrumento de
acessibilidade e inclusão capaz de atender alunos portadores de autismo.
Na organização dos trabalhos pedagógicos
surgem possibilidades com uso do tablete de acordo com os conteúdos abordados
em sala de aula, sendo eficaz no desenvolvimento de habilidades que promovam o
processo de ensino e aprendizagem desses alunos. No Brasil as escolas inclusas
principalmente as de rede particular usam essa ferramenta ajudando os
alunos na aprendizagem dos conteúdos nas
disciplinas da Base Nacional e das partes diversificadas .Os Professores da
Escola Bezerra De Menezes em Curitiba no
estado do Paraná utilizam essa ferramenta na disciplina de Matemática através
do aplicativo livox com aluno na faixa etária de 6 a 10 anos de acordo com o
depoimento da Professora Sheila Dantas os alunos conseguem avançar na
organização de numerais ,quantidades,
formas geométricas principalmente com diversão
e alegria, ajudando essas crianças com deficiência portadoras de autismo. ..
De acordo com alguns Educadores Há vantagens
com o uso da tecnologia assistiva pois
traz ferramentas que são eficazes no
desenvolvimento de crianças com autismo inseridas em classe regular ao
processo de ensino aprendizagem com resultados
significativos ,ainda sim ocorre desvantagens pois em escolas públicas o
tablete ainda é um recurso de alto custo visto que a inclusão envolve políticas
que vai além das práticas, pois não há ferramenta milagrosa no processo ensino
aprendizagem e sozinho não faz mágica é
preciso está sob orientação do professor ou seja de toda comunidade Escolar e
do poder Público.
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