domingo, 10 de setembro de 2017

Uma Ferramenta que veio somar na Educação Inclusiva.



Uma Ferramenta que veio somar na Educação  Inclusiva.

 Maria Amélia Moura Dos Santos     
RU 1752269 Polo PAP São Luís MA
Data 06/09/2017


Fonte: abraceesperanca.com.br



O tablete é uma ferramenta onde as operações são realizadas utilizando   o toque dos dedos na tela ,possuem um sistema  touch  que permite acesso rápido, imediatamente surge algum movimento o que faz o aluno permanecer atento e envolvido com o objeto ajudando no desenvolvimento da escrita ,leitura,  e comunicação e a facilitação do poder de concentração .Visto que o autismo é um distúrbio neurológico que afeta o modo como as  pessoas se comunicam, as crianças autista processam  de forma fácil a informações visuais do que informações auditiva. Essa ferramenta é uma das tecnologias mais recentes que surge para melhorar a comunicação dos autistas, através do aplicativo livox disponível em tablete com sistema android disponibilizando um teclado virtual inteligente que facilita  a alfabetização na língua portuguesa e matemática .Esse aplicativo é usado na tecnologia assistiva  utilizada como instrumento de acessibilidade e inclusão capaz de atender alunos portadores de autismo.

Na organização dos trabalhos pedagógicos surgem possibilidades com uso do tablete de acordo com os conteúdos abordados em sala de aula, sendo eficaz no desenvolvimento de habilidades que promovam o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. No Brasil as escolas inclusas principalmente as de rede particular usam essa ferramenta ajudando os alunos  na aprendizagem dos conteúdos nas disciplinas da Base Nacional e das partes diversificadas .Os Professores da Escola Bezerra De Menezes em Curitiba  no estado do Paraná utilizam essa ferramenta na disciplina de Matemática através do aplicativo livox com aluno na faixa etária de 6 a 10 anos de acordo com o depoimento da Professora Sheila Dantas  os alunos conseguem avançar na organização  de numerais ,quantidades, formas geométricas principalmente com diversão  e alegria, ajudando essas crianças com deficiência portadoras  de autismo. ..
De acordo com alguns Educadores Há vantagens com o uso da tecnologia assistiva  pois traz ferramentas que são eficazes no  desenvolvimento de crianças com autismo inseridas em classe regular ao processo de ensino aprendizagem com resultados  significativos ,ainda sim ocorre desvantagens pois em escolas públicas o tablete ainda é um recurso de alto custo visto que a inclusão envolve políticas que vai além das práticas, pois não há ferramenta milagrosa no processo ensino aprendizagem e sozinho  não faz mágica é preciso está sob orientação do professor ou seja de toda comunidade Escolar e do poder Público.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CLOSED CAPTION AUXILIANDO NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Por WELLINGTON MOREIRA PEREIRA – RU 1741455 Polo SÃO LUÍS-MA Em 15/09/2017 ...