A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO “HAND TALK” NO
PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Por
(Maria da Glória Sousa Lopes, 1304903)
PAP
– São Luís
Data
(28/08/2017)
A tecnologia não é apenas
instrumento ou equipamento que pode ser utilizado, mas também são meios,
métodos e técnicas através dos quais o conhecimento tem evoluído em todas as
áreas da vida humana. Então, a Escola
“Almerita Bayma” localizada na cidade de São Luís-Ma, com a finalidade de
promover a acessibilidade na escola oferece um trabalho de democratização do
acesso à Informação por meio do uso da tecnologia com o uso de um aplicativo
voltado para pessoas com necessidades auditivas, para sua inclusão no processo
de ensino, pois, a educação, a informação e o conhecimento são para todos.
A escolarização de todos os
alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes
comuns do ensino regular e com a participação e integração de todos e ela
começa quando se reconhece que cada aluno aprende e se desenvolve de maneira
diferente.
Dessa forma, o uso da tecnologia em
sala de aula com alunos de inclusão tem por objetivo prover condições de
acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir a informação e
o conhecimento aos estudantes de forma igual e de acordo com suas necessidades
individuais.
Nesse sentido, visando garantir
essa inclusão a Escola “Almerita Bayma” utiliza como ferramenta tecnológica em
sala de aula para os alunos com necessidades educacionais especiais, o aplicativo
de acessibilidade “Hand Talk”, instalados nos tabletes que ficam à disposição
desses alunos.
O Hand Talk é um
aplicativo que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua
brasileira de sinais
(Libras) e tem por objetivo a inclusão
de pessoas surdas. O aplicativo funciona com um
intérprete virtual, o Hugo, que reage a comandos de voz, texto, imagens e
fotos, convertendo em tempo real os conteúdos em português para LIBRAS e
permite também que ouvintes possam aprender a se comunicar em
Libras.
Lançado em
2013, o aplicativo funciona de maneira bem simples, onde o usuário digita
frases de até 140 caracteres ou grava mensagens de áudio e, automaticamente, a
tradução é feita por Hugo, personagem animado em 3D, criado exclusivamente para
ser o tradutor do Hand Talk.
Portanto, com o
uso desse aplicativo, os deficientes auditivos conseguem ler livros, revistas e
até placas de informação escritas em português, bastando apenas tirar foto dos
dizeres que o aplicativo traduz na hora para a língua de sinais.
Dessa forma, o uso de novas
tecnologias em sala de
aula trazem novas perspectivas no
processo de ensino, e quando acompanhadas e bem orientadas proporcionam uma
gama de conhecimento, e uma fonte infinita de construção e inclusão social, em
diferentes áreas do saber, permitindo, assim, a inclusão de alunos necessidades
educacionais especiais.
Diante desse contexto, pode-se
observar que a tecnologia foi incluída na educação com novos métodos e
equipamentos, para suprir a necessidade dos alunos de inclusão, no entanto, é preciso
integrar adequadamente as novas tecnologias como ferramenta pedagógica como
apoio e meio que favorece muitas possibilidades, pois é preciso identificar a
importância e influências das novas tecnologias na Educação, conhecendo e
verificando sua utilização na Educação.
Sendo assim, a tecnologia avança, evolui e se
aperfeiçoa para dar solução aos mais variados problemas que podem surgir em
diversas áreas, sobretudo na educação. Sendo assim, a Escola “Almerita Bayma” vem aderindo a esse progresso, daí a necessidade de se
atualizar e aperfeiçoar, pois a utilização de novas tecnologias em sala de aula
vem despertando um papel fundamental
no desenvolvimento educacional, principalmente no que se refere ao processo de
inclusão.
Diante dessa explosão
informacional, as atuais tecnologias incorporaram uma nova forma de circular e
sistematizar informações, e com isso a educação sofreu uma revolução com o
advento das tecnologias, o que vem revolucionar a produção e a disseminação do
conhecimento de modo mais rápido. E, a compreensão sobre esses novos meios e
métodos de ensino avançados faz com que os próprios alunos se interessem por um
ensino que possibilite o seu desenvolvimento através de uma educação com ênfase
na tecnologia.
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