segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A utilização do aplicativo "Hand Talk" no processo de inclusão social


A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO “HAND TALK” NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Por (Maria da Glória Sousa Lopes, 1304903)
PAP – São Luís
Data (28/08/2017)

                    Fonte: www.revistadue.com.br (2017).


A tecnologia não é apenas instrumento ou equipamento que pode ser utilizado, mas também são meios, métodos e técnicas através dos quais o conhecimento tem evoluído em todas as áreas da vida humana. Então, a Escola “Almerita Bayma” localizada na cidade de São Luís-Ma, com a finalidade de promover a acessibilidade na escola oferece um trabalho de democratização do acesso à Informação por meio do uso da tecnologia com o uso de um aplicativo voltado para pessoas com necessidades auditivas, para sua inclusão no processo de ensino, pois, a educação, a informação e o conhecimento são para todos.
A escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes comuns do ensino regular e com a participação e integração de todos e ela começa quando se reconhece que cada aluno aprende e se desenvolve de maneira diferente.
Dessa forma, o uso da tecnologia em sala de aula com alunos de inclusão tem por objetivo prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir a informação e o conhecimento aos estudantes de forma igual e de acordo com suas necessidades individuais.
Nesse sentido, visando garantir essa inclusão a Escola “Almerita Bayma” utiliza como ferramenta tecnológica em sala de aula para os alunos com necessidades educacionais especiais, o aplicativo de acessibilidade “Hand Talk”, instalados nos tabletes que ficam à disposição desses alunos.
O Hand Talk é um aplicativo que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão de pessoas surdas. O aplicativo funciona com um intérprete virtual, o Hugo, que reage a comandos de voz, texto, imagens e fotos, convertendo em tempo real os conteúdos em português para LIBRAS e permite também que ouvintes possam aprender a se comunicar em Libras.

Lançado em 2013, o aplicativo funciona de maneira bem simples, onde o usuário digita frases de até 140 caracteres ou grava mensagens de áudio e, automaticamente, a tradução é feita por Hugo, personagem animado em 3D, criado exclusivamente para ser o tradutor do Hand Talk.
Portanto, com o uso desse aplicativo, os deficientes auditivos conseguem ler livros, revistas e até placas de informação escritas em português, bastando apenas tirar foto dos dizeres que o aplicativo traduz na hora para a língua de sinais.
Dessa forma, o uso de novas tecnologias em sala de aula trazem novas perspectivas no processo de ensino, e quando acompanhadas e bem orientadas proporcionam uma gama de conhecimento, e uma fonte infinita de construção e inclusão social, em diferentes áreas do saber, permitindo, assim, a inclusão de alunos necessidades educacionais especiais.
Diante desse contexto, pode-se observar que a tecnologia foi incluída na educação com novos métodos e equipamentos, para suprir a necessidade dos alunos de inclusão, no entanto, é preciso integrar adequadamente as novas tecnologias como ferramenta pedagógica como apoio e meio que favorece muitas possibilidades, pois é preciso identificar a importância e influências das novas tecnologias na Educação, conhecendo e verificando sua utilização na Educação.
 Sendo assim, a tecnologia avança, evolui e se aperfeiçoa para dar solução aos mais variados problemas que podem surgir em diversas áreas, sobretudo na educação. Sendo assim, a Escola “Almerita Bayma” vem aderindo a esse progresso, daí a necessidade de se atualizar e aperfeiçoar, pois a utilização de novas tecnologias em sala de aula vem despertando um papel fundamental no desenvolvimento educacional, principalmente no que se refere ao processo de inclusão.
Diante dessa explosão informacional, as atuais tecnologias incorporaram uma nova forma de circular e sistematizar informações, e com isso a educação sofreu uma revolução com o advento das tecnologias, o que vem revolucionar a produção e a disseminação do conhecimento de modo mais rápido. E, a compreensão sobre esses novos meios e métodos de ensino avançados faz com que os próprios alunos se interessem por um ensino que possibilite o seu desenvolvimento através de uma educação com ênfase na tecnologia.


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