TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
INCLUSÃO
ESCOLA DE ENSINO
INFANTIL PARA CRIANÇAS ESPECIAIS DA CAPITAL ADOTA APLICATIVO PARA FACILITAR O
DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO.
Por: Marta Maria Costa Alves, RU 1147700·.
Pólo: São Luis – Ma.
Data: 23/08/2017
Foi
pensando em desenvolver o aprendizado dessas crianças, que a Escola Especial
Infantil resolveu adotar como sistema de aprendizado, um aplicativo que pode
ser utilizado em tablets, uma tecnologia de alcance comum a quase todas as
escolas da atualidade.
Em
princípio o aplicativo foi utilizado para um pequeno grupo de crianças de 7 a 8
anos com grandes dificuldades de comunicação básica para o aprendizado normal
das disciplinas que envolvem atitudes comportamentais, tais como: Linguagem e
relacionamento.
Esta
ferramenta apresentou resultado positivos, com uma pequena desvantagem no que
tange à aquisição do equipamento, no caso, o tablet que seria ideal que cada
criança possuísse o seu.
Sabe-se
que atualmente existem normas e leis que garantem os direitos dessas crianças e
como exemplo, segue uma pequena amostra do que está escrito.
O
Artigo 4º, Capítulo II, da LEI 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, reza: “Toda
pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais
pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação “.
Foi
com o intuito de ajudar a fazer cumprir esta Lei, que a Assistive Comunicação
Aumentativa e Alternativa, desenvolveu um aplicativo para ser utilizado na
condução do desenvolvimento educacional dos alunos que fazem parte desse grupo
de pessoas especiais.
Leiam
a seguir, como o mesmo foi desenvolvido e direcionado para atingir os
objetivos. (Copiado do site da Assertive)
Ele
foi batizado de “aBOARD (ou em
português “Prancha Assistive”), é um aplicativo de Comunicação
Aumentativa e Alternativa (CAA) para tablet cujo diferencial é a sua capacidade
de dar sugestões que agilizem a produção de frases com sentido.
Fruto do projeto de pesquisa Assistive
(http://assistive.cin.ufpe.br/), o aBoard é voltado para os indivíduos que têm
deficiência na comunicação gestual, oral e/ou escrita, sendo possível também
utilizá-lo como ferramenta de apoio na educação inclusiva e em terapias como a
PECS.
O aBoard é 100% gratuito e foi financiado com recursos do governo federal (CNPq e CAPES).
Um tutorial de uso do aBoard está disponível em: http://assistive.cin.ufpe.br/aboard-app/_intro/Tutorial_aBoard.pdf
O aBoard é 100% gratuito e foi financiado com recursos do governo federal (CNPq e CAPES).
Um tutorial de uso do aBoard está disponível em: http://assistive.cin.ufpe.br/aboard-app/_intro/Tutorial_aBoard.pdf
As principais
características do aBoard são:
- 100% gratuito. O uso do aBoard não exige nenhum pagamento para ser usado integralmente;
- Vem com um vocabulário pronto para uso. A definição desse vocabulário é baseada em trabalhos científicos e visa cobrir as palavras mais frequentes para uma comunicação funcional;
- Organiza o vocabulário em categorias e subcategorias. Esta organização permite desenvolver pensamentos abstratos a partir de generalizações de conceitos (ex. “BOLO” é uma “COMIDA” que, por sua vez, é um “ALIMENTO”) e reduzir o tempo para localizar o que deseja-se comunicar (ex. ao entrar na categoria “COMIDA”, não se perde tempo com coisas não comestíveis);
- Permite solicitar sugestões para acelerar a produção de frases com sentido. Por exemplo, para “BOLO” é possível ter sugestões automáticas como “COMER”, “QUERER”, “GOSTOSO” e “RUIM”;
- Pode ser utilizado em diferentes dispositivos Android. O aplicativo se adapta automaticamente ao tamanho e resolução da tela da maioria dos dispositivos móveis;
- Pode funcionar sem Internet. A conexão só é necessária para baixar um novo vocabulário;
- Permite excluir elementos específicos da frase ou a frase toda, dando mais flexibilidade à atividade de produção da frase;
- Permite falar elementos específicos da frase ou a frase toda, possibilitando reforçar a fala isolada de cada elemento, bem como comunicar a frase toda;
- Permite aumentar, editar ou reduzir o vocabulário a partir do sistema aBoard Editor (http://assistive.cin.ufpe.br/editor). O aBoard Editor é o sistema Web que deve ser usado para personalizar o vocabulário do aBoard conforme a necessidade do usuário;
- Tem um menu para respostas rápidas que permite, a qualquer momento da produção da frase, dar respostas rápidas como “SIM”, “NÃO”, “POR FAVOR”, “OBRIGADO”, “DESCULPE”, “SOCORRO”, “PARAR” ou “CONTINUAR” sem interferir na produção da frase;
- Tem uma barra de navegação que permite voltar para uma categoria anterior sem ter que ir para a tela inicial. Por exemplo, considerando a categorização INICIO>ALIMENTO>COMIDA, é possível ir diretamente para a categoria “ALIMENTO”, sem ter que ir para a tela inicial (“INICIO”);
- Permite a rolagem de tela para visualizar todos os elementos de uma categoria. Quando a categoria tem mais do que 10 elementos, é possível rolar diretamente com a mão ou com botões, para visualizar os demais elementos que compõem a categoria.
- Faz uso dos pictogramas do ARASAAC (Autor pictogramas: Sergio Palao Procedencia: ARASAAC (http://catedu.es/arasaac/) Licença: CC (BY-NC-SA));”
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