APLICATIVO PARA PESSOAS
COM DISLEXIA ESTA MUDANDO A LEITURA E ESCRITA
Sandra
Maria Silva Sanches – RU 1236827
Pap
– São Luís/ Ma
Data
( 22/08/2017)
FONTE G1
Criado por jovens estudantes do curso de
tecnologia do ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica) o aplicativo “Aramumo”
para ajudar crianças com dislexia.
Dislexia
e um transtorno de aprendizagem causado por dificuldade acima do comum por ler
e escrever. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia até 7% das crianças em
idade escolar tem o transtorno.
As
estatísticas da dislexia no Brasil segue a tendência mundial, estimada em 10 a
15% da população, numa proporção de três meninos para uma menina.
Quando
a criança não sabe ler e escrever e comum acontecer o desinteresse,
principalmente de ir para a escola, o aluno com dislexia, com essa ferramenta
tecnológica ao seu alcance tudo fica mais fácil para ele, porque através desse
aplicativo vão consegui juntar as silabas e pronunciar as palavras. Apesar da
inteligência do aluno ser normal o distúrbio afeta as pessoas em diferentes
graus, embora o aluno tem muita vontade de ler.
Para
a professora a professora Leila na sala de alfabetização com crianças de 6 a7 anos,
onde duas delas tem o transtorno da dislexia, ficou bem mais pratico trabalhar
com o aplicativo “Aramumo”, que facilitou a aprendizagem com as letras e
silabas desenvolvida pelo aplicativo, que funciona como uma espécie de palavras
cruzadas.
Ao
invés de completar as lagunas com as letras, as crianças deve preenche-las com
silabas ate formar as palavras. As silabas que vão formar o jogo ficam
flutuando em bolhas espalhadas pela tela. O aplicativo ajuda no desenvolvimento
e treinamento de quatro habilidades: separação de silabas, ortografia,
reconhecimento e memorização de sons e coordenação motora.
A
vantagem e porque o ensino vem através de uma ferramenta tecnológica que
desperta a curiosidade de: crianças, jovens e adultos o aplicativo pode ser
baixado no tablete e smartphone.
Desvantagem
e o custo, porque vai precisar de um aparelho, onde a rede publica tem alunos
que não tem condições de comprar e não possuir banda larga.
A
tecnologia assistiva visa proporcionar à pessoa com deficiência maior
independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua
comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidade de seu
aprendizado, trabalho e interação com a família, amigos e sociedade.
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