segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CRIANÇA COM ”TEA” FALA PELA PRIMEIRA VEZ USANDO NOTEBOOK

CRIANÇA COM ”TEA” FALA PELA PRIMEIRA VEZ USANDO NOTEBOOK

Por: Tereza De Jesus Rubim Ribeiro, Ru:1568774
Polo: Pap. São Luís /MA
Data: 21/08/2017


Ana Maria, aluna com autismo severo e retardo mental e apresenta dificuldades de socialização pega pela primeira vez o notebook e digita suas primeiras palavras, passando a usar o computador para se comunicar.
Ana Maria, garota de 10 anos aluna do 3ºano do ensino fundamental com autismo severo e retardo mental e apresenta dificuldades de socialização usa o aplicativo Ipad para escrever suas primeiras palavras, passando a usar o computador para se comunicar diariamente em sala de aula produzindo texto, fazendo leituras e jogos interativos de forma prazerosa e satisfatória. O Ipad é utilizado pela menina em sala de aula para que a mesma faça suas produções escritas através do bloco de notas em que registra a escrita do dia a dia, onde escreve o que acontece diariamente e as produções como a reescrita de piadas, presente nos livros didáticos. A aluna com TEA tem dificuldades motoras e isso dificulta a escrita mais com o Ipad a grafia torna-se mais legível e a atividade é realizada com prazer e muita satisfação .O Ipad trouxe uma nova forma de ajuda-la o seu processo de aprendizagem de maneira atrativa , participativa divertida e mais significativa .O Ipad é usado em combinação com os conteúdos abordados .O recurso tecnológico apoia a pratica educativa desenvolvendo a habilidade de escrita , leitura e comunicação ; a escrita diária é  um grande passo para a comunicação onde o aluno com TEA expõe no final de semana tudo que aconteceu durante a semana ; o Ipad , possibilita ao aluno com TEA criar novas portas para a comunicação onde o aluno expressa aquilo que deseja dentro de um contexto em que se encontra  a história ; a aluna é solicitada a fazer suas próprias frases que exterioriza alguma ideia solicitada , ainda poderá escolher que tipo de situação quer  comunicar e identifica a forma mais adequada  , para isso , sem dúvidas a expressividade e a criatividade serão um exercício crescente do aluno com TEA , assim como , a identificação de novas formas de linguagem e de vocabulário .
O Ipad ainda é utilizado em jogos diversos como: músicas, de soletração, história (HQ), pintura, encaixes, jogos de montagem de palavras. Esses jogos   presentes no Ipad da aluna são de estimulação, raciocínio, coordenação, atenção, concentração, leitura escrita e musicalidade. A tecnologia Ipad desperta na criança com TEA motivação, estimulo, além de ser atrativo, desafia possibilidade e habilidades buscando envolvimento de todos e resolução de situações surgidas. Por ser um recurso atrativo o uso desse aplicativo em atividades rotineiras tornam as mesmas mais prazerosas e grandes benefícios são adquiridos durante o processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA. A tecnologia assistiva é uma ferramenta capaz de atender e auxiliar alunos com necessidades especiais promovendo a funcionalidade relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A tecnologia é uma das formas eficaz no processo de desenvolvimento de crianças com Transtorno de Aspectro de Autismo (TEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CLOSED CAPTION AUXILIANDO NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Por WELLINGTON MOREIRA PEREIRA – RU 1741455 Polo SÃO LUÍS-MA Em 15/09/2017 ...