CRIANÇA COM ”TEA” FALA
PELA PRIMEIRA VEZ USANDO NOTEBOOK
Por: Tereza De Jesus Rubim Ribeiro, Ru:1568774
Polo: Pap. São Luís /MA
Data: 21/08/2017
Ana Maria, aluna com autismo severo e
retardo mental e apresenta dificuldades de socialização pega pela primeira vez
o notebook e digita suas primeiras palavras, passando a usar o computador para
se comunicar.
Ana Maria, garota
de 10 anos aluna do 3ºano do ensino fundamental com autismo severo e retardo
mental e apresenta dificuldades de socialização usa o aplicativo Ipad para
escrever suas primeiras palavras, passando a usar o computador para se
comunicar diariamente em sala de aula produzindo texto, fazendo leituras e
jogos interativos de forma prazerosa e satisfatória. O Ipad é utilizado pela
menina em sala de aula para que a mesma faça suas produções escritas através do
bloco de notas em que registra a escrita do dia a dia, onde escreve o que
acontece diariamente e as produções como a reescrita de piadas, presente nos
livros didáticos. A aluna com TEA tem dificuldades motoras e isso dificulta a
escrita mais com o Ipad a grafia torna-se mais legível e a atividade é
realizada com prazer e muita satisfação .O Ipad trouxe uma nova forma de
ajuda-la o seu processo de aprendizagem de maneira atrativa , participativa
divertida e mais significativa .O Ipad é usado em combinação com os conteúdos
abordados .O recurso tecnológico apoia a pratica educativa desenvolvendo a
habilidade de escrita , leitura e comunicação ; a escrita diária é um grande passo para a comunicação onde o
aluno com TEA expõe no final de semana tudo que aconteceu durante a semana ; o
Ipad , possibilita ao aluno com TEA criar novas portas para a comunicação onde
o aluno expressa aquilo que deseja dentro de um contexto em que se
encontra a história ; a aluna é
solicitada a fazer suas próprias frases que exterioriza alguma ideia solicitada
, ainda poderá escolher que tipo de situação quer comunicar e identifica a forma mais
adequada , para isso , sem dúvidas a
expressividade e a criatividade serão um exercício crescente do aluno com TEA ,
assim como , a identificação de novas formas de linguagem e de vocabulário .
O Ipad ainda é
utilizado em jogos diversos como: músicas, de soletração, história (HQ),
pintura, encaixes, jogos de montagem de palavras. Esses jogos presentes
no Ipad da aluna são de estimulação, raciocínio, coordenação, atenção,
concentração, leitura escrita e musicalidade. A tecnologia Ipad desperta na
criança com TEA motivação, estimulo, além de ser atrativo, desafia
possibilidade e habilidades buscando envolvimento de todos e resolução de
situações surgidas. Por ser um recurso atrativo o uso desse aplicativo em
atividades rotineiras tornam as mesmas mais prazerosas e grandes benefícios são
adquiridos durante o processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA. A
tecnologia assistiva é uma ferramenta capaz de atender e auxiliar alunos com
necessidades especiais promovendo a funcionalidade relacionada a atividade e
participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida
visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A
tecnologia é uma das formas eficaz no processo de desenvolvimento de crianças
com Transtorno de Aspectro de Autismo (TEA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário