ESCOLA MUNICIPAL UTILIZA APLICATIVO “LIVOX” PARA ALFABETIZAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Por: Claudia Villarroel Silveira RU:1386984
Polo – PAP - São Luís/MA
Data:
28/08/17
Na era da informática,
as novas tecnologias ganham espaço nas salas de aula. Internet, aplicativos
interativos podem ser utilizados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores
do aprendizado.
A sala de aula. É um
espaço coletivo de conhecimento, interação, troca de informações e de inclusão.
A presença cada vez
maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional regular
exige que as escolas adequem seus conceitos pedagógicos. E é pensando em essas
mudanças e novos desafios que o Colégio Boliviano Latino Americano, em São Luís
(MA) percebeu a necessidade de implementar no seu sistema de ensino o uso de um
aplicativo como instrumento de apoio que ajudara na inclusão dos alunos com
transtorno do espectro autista e paralisia cerebral.
A Educação para todos. A
Constituição Brasileira garante o acesso ao ensino regular a todas as crianças
e adolescentes, sem exceção. E deixa claro que a criança com necessidade
educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de
preferência dentro da escola.
Ciente de esta lei e visando
garantir essa inclusão o colégio adopto o uso do aplicativo Livox (Liberdade em
Voz Alta) como um instrumento de inclusão, recurso auxiliar na alfabetização, e
como equipamento tecnológico capaz de facilitar a comunicação, dos seus alunos
com deficiência.
“O aplicativo Livox é
destaque quando se trata de ferramentas próprias que alfabetizem e
possibilitem a comunicação para pessoas com deficiência. Atendendo portadores
de diversas doenças e deficiências – desde sequelas de AVC (Acidente Vascular
Cerebral) até autismo, o app já ajudou cerca de 20 mil pessoas a se
comunicarem”.
Lançado em 2011, a
ferramenta de comunicação foi criada em decorrência de uma necessidade do
empreendedor Carlos Pereira cuja filha teve paralisia cerebral devido a um erro
médico no parto.
Ao abrir o Livox, a tela
apresenta quadrinhos com informações sobre necessidades, emoções, o que comer
brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. É só clicar nos
desenhos ou nas fotos que o app “fala” pelo usuário. O Livox já vem com 12 mil
imagens e ainda permite a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera
do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens.
Graças ao auxilio de deste
aplicativo o colégio realiza o trabalho de inclusão e alfabetização, e é
possível notar que os alunos com deficiência ficam mais motivados porque
conseguem desenvolver as atividades no seu ritmo. Este programa de comunicação
alternativa facilita o trabalho dos alunos e professores no processo de ensino
e aprendizagem.
Quando se trata de
educação muitas são as barreiras a serem atravessadas mais nesse processo são
as ferramentas tecnológicas que trazem o estimulo para uma melhor aprendizagem.
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