segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ESCOLA MUNICIPAL UTILIZA APLICATIVO “LIVOX” PARA ALFABETIZAR ALUNOS COM DEFICIENCIA




ESCOLA MUNICIPAL UTILIZA APLICATIVO “LIVOX” PARA ALFABETIZAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA


Por: Claudia Villarroel Silveira RU:1386984
Polo – PAP - São Luís/MA
Data: 28/08/17 

    Fonte: Professores usam tablete em sala de aula Foto: Reprodução/Reprodução
 
Na era da informática, as novas tecnologias ganham espaço nas salas de aula. Internet, aplicativos interativos podem ser utilizados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

A sala de aula. É um espaço coletivo de conhecimento, interação, troca de informações e de inclusão.

A presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional regular exige que as escolas adequem seus conceitos pedagógicos. E é pensando em essas mudanças e novos desafios que o Colégio Boliviano Latino Americano, em São Luís (MA) percebeu a necessidade de implementar no seu sistema de ensino o uso de um aplicativo como instrumento de apoio que ajudara na inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista e paralisia cerebral.

A Educação para todos. A Constituição Brasileira garante o acesso ao ensino regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola.

Ciente de esta lei e visando garantir essa inclusão o colégio adopto o uso do aplicativo Livox (Liberdade em Voz Alta) como um instrumento de inclusão, recurso auxiliar na alfabetização, e como equipamento tecnológico capaz de facilitar a comunicação, dos seus alunos com deficiência.

“O aplicativo Livox é destaque quando se trata de ferramentas próprias que alfabetizem e possibilitem a comunicação para pessoas com deficiência. Atendendo portadores de diversas doenças e deficiências – desde sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) até autismo, o app já ajudou cerca de 20 mil pessoas a se comunicarem”.
Lançado em 2011, a ferramenta de comunicação foi criada em decorrência de uma necessidade do empreendedor Carlos Pereira cuja filha teve paralisia cerebral devido a um erro médico no parto.

Ao abrir o Livox, a tela apresenta quadrinhos com informações sobre necessidades, emoções, o que comer brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. É só clicar nos desenhos ou nas fotos que o app “fala” pelo usuário. O Livox já vem com 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens.
Graças ao auxilio de deste aplicativo o colégio realiza o trabalho de inclusão e alfabetização, e é possível notar que os alunos com deficiência ficam mais motivados porque conseguem desenvolver as atividades no seu ritmo. Este programa de comunicação alternativa facilita o trabalho dos alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.
Quando se trata de educação muitas são as barreiras a serem atravessadas mais nesse processo são as ferramentas tecnológicas que trazem o estimulo para uma melhor aprendizagem.



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