segunda-feira, 28 de agosto de 2017

SOMAR COM QUEM MAIS PRECISA


SOMAR COM QUEM MAIS PRECISA
Por :PEDRO MARTINS JUNIOR, RU: 1394218
PAP – São Luís
28/08/2017





Visando o acesso de todos à educação, cabe as escolas usarem das melhores e gratuitas ferramentas de ensino, que tem que está de acordo com as estruturas físicas e humanas das mesmas. Como muito tem se falado em relação a educação inclusiva, alunos e professores da UnB desenvolveram um software que ajuda na educação inclusiva de alunos com deficiência intelectual.

O software recebeu o nome de software participar e tem como principal objetivo, prestar auxilio na alfabetização de alunos (crianças, jovens e adultos) com deficiência intelectual, o mesmo apresenta as letras do alfabeto, assim como, seus respectivos sons, e ainda exemplos de sua aplicabilidade, o software é composto por cerca de 600 vídeos produzidos pela UnBTV. Rapidamente ganhou visibilidade e aplicabilidade nas escolas do Brasil, de inicio ganhou a adesão das escolas públicas de Brasília sendo disponibilizados a 650 escolas e logo teve a sua expansão para os outros estados do Brasil.


Com o intuito de garantir a socialização dessas pessoas, o software ainda apresenta ferramentas de conversa síncrona como o bate-papo, o que é bastante interessante ainda, é que os atores dos vídeos são pessoas com Síndrome de Down, o que de certa forma familiariza o público alvo, a empolgação dos atores quando o aluno acerta a questão apresentada torna o aprendizado ainda mais fascinante.
Com a crescente aceitabilidade do projeto, os autores da ideia resolveram ramifica-la e então criaram um outro software chamado de somar, enquanto projeto inicial versava sobre a alfabetização através da apresentação do alfabeto, este último volta-se para a apresentação e ensino da matemática.

O Projeto Somar para sua atualização conta com quatro peças chaves que se auxiliam para a garantia de alcance do objetivo proposto pelo programa, para isso, conta com o Orientador do projeto, que é quem faz todas as revisões e adequações necessárias, programadores(ex-alunos do curso de ciências da computação da UnB), que são responsáveis por toda a apresentação do software em linguagem computacional, conta ainda com uma orientadora educacional (pedagoga), responsável pelo planejamento pedagógico do projeto, e ainda com uma produtora de vídeo, responsável pela parte midiática do projeto.

Após apresentado tal software, podemos verificar que o mesmo pode ser usado em uma aula de matemática, para as séries iniciais, onde a matemática começa a ser inserida e apresentada de acordo com a sua utilização no dia a dia, conforme já mencionado esse aplicativo tem o intuito de auxiliar no aprendizado de pessoas com deficiência intelectual, assim como já enfatizado, esse software pode ser utilizado no auxilio de pessoas desde crianças a adultos. Como objetivo, temos a integralização dos alunos através da interação comunicativa através de bate papos, estimulá-los a ultrapassar os desafios de acordo com o avanço das atividades, e ainda contam com a bela receptividade e elogios dos atores especiais que gravaram os vídeos, os reconhecimentos pelos acertos estimula muito esses alunos.

As vantagens do software é a sua simplicidade tanto para baixa-lo, quanto para instalá-lo, sua versão é leve e possibilita que qualquer computador o execute, já que na realidade as nossas escolas públicas ainda são carentes de uma efetiva estrutura de informática.







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