SOMAR COM QUEM MAIS
PRECISA
Por :PEDRO MARTINS JUNIOR, RU: 1394218
PAP – São Luís
28/08/2017
Visando o acesso de
todos à educação, cabe as escolas usarem das melhores e gratuitas ferramentas
de ensino, que tem que está de acordo com as estruturas físicas e humanas das
mesmas. Como muito tem se falado em relação a educação inclusiva, alunos e
professores da UnB desenvolveram um software que ajuda na educação inclusiva de
alunos com deficiência intelectual.
O software recebeu o
nome de software participar e tem como principal objetivo, prestar auxilio na
alfabetização de alunos (crianças, jovens e adultos) com deficiência intelectual,
o mesmo apresenta as letras do alfabeto, assim como, seus respectivos sons, e
ainda exemplos de sua aplicabilidade, o software é composto por cerca de 600
vídeos produzidos pela UnBTV. Rapidamente ganhou visibilidade e aplicabilidade
nas escolas do Brasil, de inicio ganhou a adesão das escolas públicas de Brasília
sendo disponibilizados a 650 escolas e logo teve a sua expansão para os outros
estados do Brasil.
Com o intuito de
garantir a socialização dessas pessoas, o software ainda apresenta ferramentas
de conversa síncrona como o bate-papo, o que é bastante interessante ainda, é
que os atores dos vídeos são pessoas com Síndrome de Down, o que de certa forma
familiariza o público alvo, a empolgação dos atores quando o aluno acerta a
questão apresentada torna o aprendizado ainda mais fascinante.
Com a crescente
aceitabilidade do projeto, os autores da ideia resolveram ramifica-la e então
criaram um outro software chamado de somar,
enquanto projeto inicial versava sobre a alfabetização através da apresentação
do alfabeto, este último volta-se para a apresentação e ensino da matemática.
O Projeto Somar para sua
atualização conta com quatro peças chaves que se auxiliam para a garantia de
alcance do objetivo proposto pelo programa, para isso, conta com o Orientador do projeto, que é quem faz
todas as revisões e adequações necessárias, programadores(ex-alunos do curso de ciências da computação da UnB),
que são responsáveis por toda a apresentação do software em linguagem
computacional, conta ainda com uma orientadora
educacional (pedagoga), responsável pelo planejamento pedagógico do
projeto, e ainda com uma produtora de
vídeo, responsável pela parte midiática do projeto.
Após apresentado tal
software, podemos verificar que o mesmo pode ser usado em uma aula de matemática,
para as séries iniciais, onde a matemática começa a ser inserida e apresentada
de acordo com a sua utilização no dia a dia, conforme já mencionado esse
aplicativo tem o intuito de auxiliar no aprendizado de pessoas com deficiência
intelectual, assim como já enfatizado, esse software pode ser utilizado no
auxilio de pessoas desde crianças a adultos. Como objetivo, temos a
integralização dos alunos através da interação comunicativa através de bate
papos, estimulá-los a ultrapassar os desafios de acordo com o avanço das
atividades, e ainda contam com a bela receptividade e elogios dos atores
especiais que gravaram os vídeos, os reconhecimentos pelos acertos estimula
muito esses alunos.
As vantagens do software
é a sua simplicidade tanto para baixa-lo, quanto para instalá-lo, sua versão é
leve e possibilita que qualquer computador o execute, já que na realidade as
nossas escolas públicas ainda são carentes de uma efetiva estrutura de
informática.
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