ESCOLA AUMENTA RENDIMENTO
COGNITIVO DE SEUS ALUNOS COM SOFTWARE INCLUSIVO
Por (RICARDO CASTRO FEITOSA, RU: 1628410)
Polo – SÃO LUIS - MA
Data (22/08/2017)
|
A escola municipal João
Lisboa localizada no interior do Maranhão, tem sido alvo de várias notícias,
por conseguir alcançar maior desenvolvimento intelectual e cognitivo de seus
alunos. A pergunta é: qual segredo? Qual é o diferencial? A resposta para estas
perguntas está diretamente relacionada ao uso que a escola faz do software
Participar 2 que tem como objetivo auxiliar na alfabetização de crianças,
jovens e adultos.
A instituição reconheceu
que ao usar a ferramenta educativa no 5º ano, onde há a presença de alguns
discentes com dificuldades no ensino-aprendizagem obteve-se uma evolução
visível no rendimento escolar após o uso do aplicativo na escola.
A turma do Ensino
Fundamental começou utilizar o Projeto Participar 2 nas aulas de Língua
Portuguesa, orientada pela professora Lezildes Santos. Sua turma conta com a
presença de alguns alunos com Síndrome de Down e dislexia.
“Foi o Participar que
ajudou a minha filha a evoluir bastante” diz Rosineide de Araujo, mãe da aluna
Letícia, que em menos de seis meses apresentou progresso significativo.
O fato também relevante
é que, apesar do aplicativo ter especificidade para alunos com deficiências
intelectuais, está contribuindo positivamente na aprendizagem dos demais
alunos, dessa forma todos os envolvidos na escola estão sendo beneficiado.
O App foi desenvolvido e
disponibilizado gratuitamente por estudantes e professores de Ciências da Computação
da Universidade de Brasília. Logo um app 100% nacional. O aplicativo conta com
uma interface gráfica fácil e amigável. Sua utilização é bem didática, onde o
aluno interage por meio de áudio, vídeo e imagens usando teclado e mouse.
O programa é bem
interativo contando com participação de alunos com Síndrome de Down, mostrando
que, alunos com mesmas dificuldades podem sim aprender. Tal aplicativo é
compatível com Windows e em Tablets com sistema Android 4.2.2 ou superior.
Seu ponto negativo está na
falta de compatibilidade com sistema Linux, tanto usado nos laboratório de
informática das escolas públicas.
Segundo Kelly Assunção
coordenadora do APAE do DF o software veio para acrescentar na qualidade da
alfabetização, e o mesmo apesar de ter sido criado pensado para adultos também
pode ser usados com crianças, uma vez que, esta tecnologia é motivacional.
O projeto Participar 2
tem como objetivo auxiliar no letramento de alunos com necessidades educativas especiais. Este já está presente em mais de
600 escolas do país, sendo possível baixa-lo gratuitamente por meio do link http://www.projetoparticipar.unb.br/participar2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário