sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A INCLUSÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA



A INCLUSÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA.
Por (Gleiciane Ferreira Bastos, RU 1249973)
Polo – PAP – SÃO LUIS/ MA
Data (28/08/2017)






 
Fonte: http://wp.radioshiga.com/wp-content/uploads/2015/11/autismo-1024.jpg

aplicativo ABC Autismo  auxilia muitas crianças e adolescentes autistas com dificuldade no processo de aprendizagem. A ferramenta desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O aplicativo adota as premissas do programa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento.
Coordenadora do projeto que desenvolveu o aplicativo, Mônica Ximenes explicou que a estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch. “Os dois primeiros níveis são com habilidades concretas, mas como a gente não podia transpor essas atividades concretas para um aplicativo, a gente pegou atividades dos níveis 3 e 4 do Teacch e transformou em quatro níveis de complexidade no aplicativo.” visam de uma forma adaptada ensinar noções básicas relacionadas à alfabetização.
O programa TEACCH trabalha essencialmente com a estruturação do tempo, atividades, materiais e ambientes utilizados pela criança visando compensar os déficits característicos do espectro do autismo e proporcionar ganhos significativos para o convívio social.
 As atividades propostas pelo programa acompanham o nível de desenvolvimento da cada criança autista, devendo ser executadas mediante a transposição de elementos do lado esquerdo, denominado área de armazenamento, para o lado direito da tela, denominado área de execução. O programa também recomenda que cada atividade da sequência seja repetida com a criança até que ela internalize efetivamente as características que a mesma trabalha.
 A escola Invictus Educacional de São Luís do Maranhão adaptou o processo de ensino por meio da confecção de atividades manuais de acordo com o nível cognitivo de cada indivíduo, de forma alinhada com o que propõe o Programa TEACCH, acaba por exigir esforços significativos relacionados aos custos envolvidos com a aquisição, adaptação de materiais para criação das tarefas, além do tempo dedicado ao processo que poderia ser mais bem aproveitado para o acompanhamento do tratamento na escola, tendo mais o foco a ser trabalho com eles a matéria de linguagem na educação infantil, onde possam se tornar independente para que se comunique e tenha uma vida social como as outras crianças da mesma idade.
O aplicativo é utilizado no sistema android nos idiomas inglês, português e espanhol, ele é uma ferramenta que pode ajudar o ensino de crianças sem exceção.
É uma ferramenta que juntamente com outros materiais utilizado pelo professor de forma lúdica para que a criança aprenda com facilidade sendo aquelas crianças que tenha ou não o autismo nas seguintes faixas etárias de 4 a 5 anos de idade.
Os objetivos assim atingidos com o aplicativo é fazer com a criança se sinta inclusa na escola e na sociedade fazer com os pais possam também entender as necessidades especificas do seu filho com deficiência, nesse processo inovador de trabalhar com as crianças fazem com que o não autista entenda e compreendam as dificuldades do próximo igualmente dando atenção necessária para aqueles que precisam.
Cientes de que a tecnologia tem se mostrado benéfica em muitos setores, inclusive na saúde e educação, uma vez que propicia a automatização de diversas tarefas e facilita a contabilização de resultados provenientes dos tratamentos, acredita-se que a utilização de recursos computacionais venha a gerar impactos positivos no tratamento das pessoas com autismo, uma vez que ela possui caráter cada vez mais ubíquo no dia-a-dia da sociedade.
Com isso as vantagens desse aplicativo que proporciona a escrita oral, ajuda eles se expressarem e associarem imagem ao seu nome de origem, coordenação motora, forma geométricas trabalhando também as vogais, alfabeto e as silabas mais o aplicativo ainda não foi avançado além dos 4 níveis entre outras matérias entre imagens de atividades cotidianas que eles queiram realizar.
Desde modo surgiu o aplicativo móvel ABC Autismo, que automatiza o processo de elaboração de atividades educacionais, utilizando as premissas do Programa TEACCH, com interfaces amigáveis e autoexplicativas, como requer uma ferramenta para este público alvo. Para inserção dele na sociedade assim não inclusiva.

“Autismo é apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com jeito único de ser.”

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