quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ACESSIBILIDADE ONLINE E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS


                              
ACESSIBILIDADE ONLINE E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: PRODEAF E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS
Por (Andréa Luísa Frazão Silva- RU 150343 e Fernanda Raquel Rodrigues de Andrade – RU 1775893)
Polo – PAP São Luís
Data (28/08/2017)

 
Fonte: http://prodeaf.net/

Acessibilidade é a melhor forma de propiciar inclusão a todos aqueles que estiveram, durante muito tempo, excluídos em decorrência de alguma deficiência, assegurando a igualdade de oportunidades nas esferas da educação, no trabalho, lazer, cultura, esportes, informação e internet. O acesso à rede global que conecta pessoas do mundo inteiro criando e reinventando conexões, interações com novas formas de comunicação e educação se coloca enquanto ferramenta de acessibilidade disponibilizando instrumentos como sites, softwares e aplicativos, disponíveis na internet para que pessoas com deficiência possam se comunicar de forma plena, podendo manter suas atividades sociais e cotidianas usando as tecnologias digitais.

Sobre acessibilidade das pessoas surdas temos a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 — Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 — Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que garantiram importantes conquistas, inclusive o acesso à educação e a criação de cursos a nível superior. Fazendo um breve resumo da trajetória da Libras no Brasil, observamos que ela teve como precursor o professor francês Eduard Huet, que era surdo e é considerado o responsável pela propagação da língua de sinais. Fundou em 1857 no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto de Surdos-mudos, chamado atualmente de Instituto Nacional de Educação dos Surdos-INES.

Segundo o censo demográfico de 2010 do IBGE, 23,9% da população brasileira apresenta alguma deficiência, sendo que 5.1% são deficientes auditivos. Diante de números tão significativos e das inúmeras tecnologias existentes, é cada dia mais necessária a utilização dessas novas tecnologias para garantir acesso a todos, pois acessibilidade é também inclusão social e está ligada diretamente a essas novas tecnologias, no qual o ciberespaço da internet é utilizado como fonte de informação e aprendizado, espaço de comunicação, organização e socialização das pessoas,inclusive as surdas.
 
Destacamos o ProDeaf, desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco por alunos do curso de ciência da computação, visando que pessoas surdas e ouvintes pudessem acessar e se comunicar através de um aplicativo criado com o intuito de sanar um problema percebido em sala de aula com os deficientes auditivos, que é a comunicação. Os alunos da referida universidade produziram os aplicativos WebLibras, ProDeaf Web e ProDeaf Móvel, que atendem a diferentes necessidades. O Web Libras é um produto adquirido através da compra de pacotes, e o site traduzido é para LIBRAS. O ProDeaf Web- dicionário disponibilizado gratuitamente (português-Libras) que permite o aprendizado de Libras, com a criação de novos sinais e correções. E o aplicativo ProDeaf Móvel é um dicionário para smartphones e tablets, com opção de reconhecimento de fala.


A professora Ana Lua faz uso dessa ferramenta em uma turma 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Magalhães, buscando apresentar um processo inclusivo, trabalhando com a disciplina biologia, demonstrando a importância do uso da tecnologia digital como um recurso para alunos surdos por meio da tradução em LIBRAS dos textos de língua portuguesa, aprimorando o trabalho em sala de aula com educação inclusiva por meio de um processo intercedido pelo docente no orbe digital.

Sua sala dispõe de 25 alunos, dentre estes 4 são surdos. Inicia sua atividade ressaltando a importância das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e Prodeaf. A professora e os alunos usam celulares (smartphones) durante as aulas. Inicialmente, ela explica aos alunos como se usa a tecnologia (Prodeaf), em seguida trabalha os conteúdos da disciplina, citando os conceitos básicos da biologia, proporcionando a compreensão entre a interpretação por meio da leitura e do estudo biologia.  Destaca que a experiência propiciou uma aproximação e melhor comunicação entre alunos ouvintes e surdos, pois facilita a tradução de texto e voz de português para Libras, além de uma maior participação e contribuições por parte dos alunos durante as aulas. Promovendo, ainda o conhecimento de outros comandos que ainda eram desconhecidos para eles na língua brasileira de sinais (LIBRAS) e melhorando a comunicação com os demais colegas, familiares e amigos.


No desenvolvimento das atividades utilizando o ProDeaf os comandos ajudaram os alunos a compreenderem o conteúdo, representando a partir da tradução da língua portuguesa para LIBRAS os comandos para entendimento dos esquemas sobre Noções Básicas de hereditariedade neste caso Xadrez Mendeliano, a professora Ana reitera que “este objeto de aprendizagem permite aos alunos a acessibilidade, gerando possibilidades de uma aprendizagem construtivista”. A partir dessa experiência, observa-se o quanto é importante e imprescindível a acessibilidade de pessoas surdas a educação, onde todos possam compartilhar saberes e conhecimentos e o respeito às diferenças e a inclusão. O ProDeaf está disponível para Android, IOS, Windows phone, tradução da língua portuguesa para libras a partir da entrada de texto\voz e dicionário de sinais. 

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