ACESSIBILIDADE ONLINE E A
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: PRODEAF E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES
AUDITIVOS
Por (Andréa Luísa Frazão Silva- RU
150343 e Fernanda Raquel Rodrigues de Andrade – RU 1775893)
Polo – PAP São Luís
Data (28/08/2017)
Fonte:
http://prodeaf.net/
Acessibilidade é a melhor forma de propiciar inclusão
a todos aqueles que estiveram, durante muito tempo, excluídos em decorrência de
alguma deficiência, assegurando a igualdade de oportunidades nas esferas da educação, no trabalho,
lazer, cultura, esportes, informação e internet. O acesso à rede global que
conecta pessoas do mundo inteiro criando e reinventando conexões, interações
com novas formas de comunicação e educação se coloca enquanto ferramenta de
acessibilidade disponibilizando instrumentos como sites, softwares e aplicativos,
disponíveis na internet para que pessoas com deficiência possam se comunicar de
forma plena, podendo manter suas atividades sociais e cotidianas usando as
tecnologias digitais.
Sobre
acessibilidade das pessoas surdas temos a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002
— Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, o Decreto nº 5.626, de
22 de dezembro de 2005 — Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002,
que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o art. 18 da Lei nº
10.098, de 19 de dezembro de 2000 que garantiram importantes conquistas,
inclusive o acesso à educação e a criação de cursos a nível superior. Fazendo
um breve resumo da trajetória da Libras no Brasil, observamos que ela teve como
precursor o professor francês Eduard Huet, que era surdo e é considerado o
responsável pela propagação da língua de sinais. Fundou em 1857 no Rio de
Janeiro, o Imperial Instituto de Surdos-mudos, chamado atualmente de Instituto
Nacional de Educação dos Surdos-INES.
Segundo
o censo demográfico de 2010 do IBGE, 23,9% da população brasileira apresenta
alguma deficiência, sendo que 5.1% são deficientes auditivos. Diante de números
tão significativos e das inúmeras tecnologias existentes, é cada dia mais
necessária a utilização dessas novas tecnologias para garantir acesso a todos,
pois acessibilidade é também inclusão social e está ligada diretamente a essas
novas tecnologias, no qual o ciberespaço da internet é utilizado como fonte de
informação e aprendizado, espaço de comunicação, organização e socialização das
pessoas,inclusive as surdas.
Destacamos
o ProDeaf, desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco por alunos do
curso de ciência da computação, visando que pessoas surdas e ouvintes pudessem
acessar e se comunicar através de um aplicativo criado com o intuito de sanar
um problema percebido em sala de aula com os deficientes auditivos, que é a
comunicação. Os alunos da referida universidade produziram os aplicativos WebLibras,
ProDeaf Web e ProDeaf Móvel, que atendem a diferentes necessidades. O Web
Libras é um produto adquirido através da compra de pacotes, e o site traduzido
é para LIBRAS. O ProDeaf Web- dicionário disponibilizado gratuitamente
(português-Libras) que permite o aprendizado de Libras, com a criação de novos
sinais e correções. E o aplicativo ProDeaf Móvel é um dicionário para smartphones
e tablets, com opção de reconhecimento de fala.
A professora
Ana Lua faz uso dessa
ferramenta em uma turma 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio
Magalhães, buscando apresentar um processo inclusivo, trabalhando com a
disciplina biologia, demonstrando a importância do uso da tecnologia digital
como um recurso para alunos surdos por meio da tradução em LIBRAS dos textos de
língua portuguesa, aprimorando o trabalho em sala de aula com educação
inclusiva por meio de um processo intercedido pelo docente no orbe digital.
Sua
sala dispõe de 25 alunos, dentre estes 4 são surdos. Inicia sua atividade
ressaltando a importância das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e
Prodeaf. A professora e os alunos usam celulares (smartphones) durante as aulas.
Inicialmente, ela explica aos alunos como se usa a tecnologia (Prodeaf), em
seguida trabalha os conteúdos da disciplina, citando os conceitos básicos da
biologia, proporcionando a compreensão entre a interpretação por meio da
leitura e do estudo biologia. Destaca
que a experiência propiciou uma aproximação e melhor comunicação entre alunos
ouvintes e surdos, pois facilita a tradução de texto e voz de português para
Libras, além de uma maior participação e contribuições por parte dos alunos
durante as aulas. Promovendo,
ainda o conhecimento de outros
comandos que ainda eram desconhecidos para eles na língua brasileira de sinais
(LIBRAS) e melhorando a comunicação com os demais colegas, familiares e amigos.
No desenvolvimento das atividades utilizando o ProDeaf os comandos ajudaram os alunos a compreenderem o conteúdo, representando a partir da tradução da língua portuguesa para LIBRAS os comandos para entendimento dos esquemas sobre Noções Básicas de hereditariedade neste caso Xadrez Mendeliano, a professora Ana reitera que “este objeto de aprendizagem permite aos alunos a acessibilidade, gerando possibilidades de uma aprendizagem construtivista”. A partir dessa experiência, observa-se o quanto é importante e imprescindível a acessibilidade de pessoas surdas a educação, onde todos possam compartilhar saberes e conhecimentos e o respeito às diferenças e a inclusão. O ProDeaf está disponível para Android, IOS, Windows phone, tradução da língua portuguesa para libras a partir da entrada de texto\voz e dicionário de sinais.
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