terça-feira, 12 de setembro de 2017

A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO DO INDIVÍVUO AUTISTA

A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO DO INDIVÍVUO AUTISTA
Por: Euzilene Machado Sousa, RU: 1020743
Polo – PAP São Luís
Data: 08/09/2017


https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-lite-bp/id562582441?mt=8

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais”, esclarece Maria Alice Fontes (Diretora da Clínica Plenamente, Psicóloga formada pela PUC-SP) em seu artigo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com estudos e pesquisas sabe-se também, que este tipo de transtorno é mais comum em meninos do que em meninas e afeta cerca de um a cada 100 pessoas.
Ainda no mesmo artigo, a doutora esclarece que ”pessoas com um TEA, invariavelmente, têm de uma forma ou de outra, dificuldades de comunicação. Há algumas pessoas com ASD - desordens do espectro autista (ASD em inglês) - que falam fluentemente, outros podem ter alteração da fala em diferentes graus, alguns poucos podem ainda serem incapazes de falar normalmente. Dentre os que conseguem falar, sua linguagem pode ser limitada ou incomum”.
E foi após estudos desses casos de necessidades especiais, que professores de uma escola de rede regular de ensino em São Luís - MA desenvolveram o aplicativo “Tobii Sono Flex” capaz de facilitar a comunicação de alunos autistas na escola com seus colegas de turma e com a professora e também em casa com seus familiares.
O “Tobii Sono Flex – é disponível para iPad, iPhone e tablets com sistema operacional Android. Viabiliza uma comunicação alternativa para crianças com autismo que não têm domínio da comunicação verbal. O aplicativo transforma símbolos em falas emitidas com clareza. Os pais, o/a professor(a) ou  algum outro responsável pela pessoa com autismo encontrarão no aplicativo um conjunto de símbolos – o aplicativo contém símbolos, frases e expressões de contexto já estruturadas. Após conhecerem juntos os símbolos existentes ou criarem símbolos novos para situações específicas ou necessidades individuais, cada símbolo ou cada vocabulário de contexto, quando for selecionado e tocado, emitirá uma fala que expressará então os desejos e interesses da pessoa com autismo, podendo ser manuseado por ela enquanto instrumento de expressão e comunicação. Ou seja, ao clicar nos símbolos, o aplicativo faz com que o celular “fale” a palavra ou frase relacionada ao que se deseja comunicar”, explicam os criadores.
Esse aplicativo pode ser utilizado tanto para o aprendizado escolar quanto para o desenvolvimento do aluno autista. Com o uso desta ferramenta, que vem personalizada com palavras e figuras ilustrativas mostrando as tarefas a serem cumpridas ou a rotina do dia a dia que o aluno deve seguir na escola e em casa, a criança poderá se comunicar apontando ou arrastando o dedo na tela para procurar e mostrar aquilo que deseja fazer ou a professora, no momento das tarefas, vai orientá-lo a como realizar cada uma delas e isso pode ser aprimorado em casa com a ajuda de sua família.
Os professores da escola onde foi desenvolvido o aplicativo ficaram confiantes com os resultados, pois tem um aluno da turma do primeiro ano do ensino fundamental, que tinha muita dificuldade e hoje já consegue se expressar melhor e fala algumas palavras que a professora e os colegas da turma compreendem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CLOSED CAPTION AUXILIANDO NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Por WELLINGTON MOREIRA PEREIRA – RU 1741455 Polo SÃO LUÍS-MA Em 15/09/2017 ...