A TECNOLOGIA COMO
FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO DO INDIVÍVUO AUTISTA
Por: Euzilene Machado Sousa, RU: 1020743
Polo – PAP São Luís
Data: 08/09/2017
https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-lite-bp/id562582441?mt=8
“O Transtorno do
Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil
caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos
repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades
sensoriais”, esclarece Maria Alice Fontes (Diretora da Clínica Plenamente, Psicóloga
formada pela PUC-SP) em seu artigo Transtorno
do Espectro Autista (TEA).
De acordo com estudos e
pesquisas sabe-se também, que este tipo de transtorno é mais comum em meninos
do que em meninas e afeta cerca de um a cada 100 pessoas.
Ainda no mesmo artigo, a
doutora esclarece que ”pessoas com um
TEA, invariavelmente, têm de uma forma ou de outra, dificuldades de
comunicação. Há algumas pessoas com ASD - desordens do espectro autista (ASD em
inglês) - que falam fluentemente, outros podem ter alteração da fala em
diferentes graus, alguns poucos podem ainda serem incapazes de falar
normalmente. Dentre os que conseguem falar, sua linguagem pode ser limitada ou
incomum”.
E foi após estudos
desses casos de necessidades especiais, que professores de uma escola de rede regular
de ensino em São Luís - MA desenvolveram o aplicativo “Tobii Sono Flex” capaz
de facilitar
a comunicação de alunos autistas na escola com seus colegas de turma e com a
professora e também em casa com seus familiares.
O “Tobii Sono Flex – é
disponível para iPad, iPhone e tablets com sistema operacional Android.
Viabiliza uma comunicação alternativa para crianças com autismo que não têm
domínio da comunicação verbal. O aplicativo transforma símbolos em falas
emitidas com clareza. Os pais, o/a professor(a) ou algum outro responsável pela pessoa com
autismo encontrarão no aplicativo um conjunto de símbolos – o aplicativo contém
símbolos, frases e expressões de contexto já estruturadas. Após conhecerem
juntos os símbolos existentes ou criarem símbolos novos para situações
específicas ou necessidades individuais, cada símbolo ou cada vocabulário de
contexto, quando for selecionado e tocado, emitirá uma fala que expressará
então os desejos e interesses da pessoa com autismo, podendo ser manuseado por
ela enquanto instrumento de expressão e comunicação. Ou seja, ao clicar nos
símbolos, o aplicativo faz com que o celular “fale” a palavra ou frase
relacionada ao que se deseja comunicar”, explicam os criadores.
Esse aplicativo pode ser
utilizado tanto para o aprendizado escolar quanto para o desenvolvimento do
aluno autista. Com o uso desta ferramenta, que vem personalizada com palavras e
figuras ilustrativas mostrando as tarefas a serem cumpridas ou a rotina do dia
a dia que o aluno deve seguir na escola e em casa, a criança poderá se
comunicar apontando ou arrastando o dedo na tela para procurar e mostrar aquilo
que deseja fazer ou a professora, no momento das tarefas, vai orientá-lo a como
realizar cada uma delas e isso pode ser aprimorado em casa com a ajuda de sua
família.
Os professores da escola
onde foi desenvolvido o aplicativo ficaram confiantes com os resultados, pois
tem um aluno da turma do primeiro ano do ensino fundamental, que tinha muita
dificuldade e hoje já consegue se expressar melhor e fala algumas palavras que
a professora e os colegas da turma compreendem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário